Aviso:

Agora, a oficina online poesia feita de quê? possui um blog próprio http://poesiafeitadeque.blogspot.com/. Estão todos convidados: participem!

terça-feira, março 18, 2008

Para aquecermos

A cidade São Paulo nos últimos dias sofreu uma enorme mudança de clima. Todos pegaram suas galochas, guarda-chuvas e agasalhos para enfrentas chuva e o frio. Foi durante estes dias que confirmamos, com muito entusiasmo, os preparativos para a edição 8 de O Casulo, prevista para o mês que vem.
Para aquecermos o blog (que, realmente, anda um pouco muxoxo) publicaremos agora dois poemas de Silvia Chueire. Re-inauguração em chave de ouro (ou pétalas irisadas).

no escuro

a noite é uma sucessão de horas no escuro
não importa, nada importa
mais uma vodka
uma garrafa de bom vinho
uma carreira branca
mais uma canção a ser cantada
com a garganta trêmula
do sentimento que acossa
o blues magistral fatia a noite
emudecidas as conversas
resgata faces, humanas

é tarde
esgotam-se as horas
o corpo se ressente de ausências
crônicas as palavras caem
sobre o bloco
apanhado ao acaso

o corpo se ressente e cai
nos velhos braços jovens da noite
risos e mais uma dança
antes do amanhecer
sobre lençóis suspeitos

é a vida, diria depois
condescendamos





rubra

há uma rosa rubra na noite
uma rosa de silêncios e segredos

estende-se na madrugada

ninguém sabe das pétalas irisadas
pelo orvalho.

há uma rubra rosa na noite
é tua



Silvia Chueire, carioca, médica, psiquiatra, com formação psicanalítica. Só há oito anos começou a escrever poemas. Tem um blog há quatro anos, o In the meadow e outro, bem mais recente, (uma tentativa) de prosa, o Sempre Ontem. Participação em revistas virtuais de literatura, Germina, Escritoras Suicidas, Minguante.
Um livro de poemas publicado em Portugal, pela editora Cosmorama, em 2005 : Por favor, um blues. Participação na coletânea 8 femmes, livro de poemas que tem oito autoras de diferentes regiões do Brasil, publicado este ano, edição das autoras, organizado por Virna Teixeira.

terça-feira, março 04, 2008

Introdução à leitura de poemas contemporâneos


O Casulo
, jornal de literatura contemporânea, aproxima-se de sua oitava edição com uma excelente bagagem. Durante estes três anos de publicação experimentamos formatos, linguagens, modos de divulgação, entrevistamos nomes importantes do cena literária e apresentamos a produção de uma enorme quantidade de autores das mais variadas dicções e tendências dentro do panorama atual.
Sabemos, pelo contato com o público, que muitas vezes a poesia contemporânea causa certo estranhamento e mostra-se de difícil acesso seja por sua gama de referências, seja pela complexidade de sua exposição, etc. Esta dificuldade, embora não seja nova, vem se aprofundando nos últimos anos resultando em uma poesia muito rica mas, infelizmente, lida apenas por "iniciados".
Andréa Catrópa, co-editora de nosso jornal e mestre em Teoria Literária pela USP, sabendo deste anseio do leitor de poesia preparou um curso de Introdução à leitura de poemas contemporâneos, sete aulas semanais completamente gratuitas que aproximarão o leitor da farta produção contemporânea brasileira.
O curso tem início dia 08 de março, próximo sábado. Ligue para a Biblioteca Alceu Amoroso Lima e inscreva-se gratuitamente. O curso será aberto a público e a inscrição poderá ser feita mesmo após as primeiras aulas.


O QUÊ?
Introdução à leitura de poemas contemporâneos é um curso que irá fornecer aos participantes ferramentas teóricas para sua reflexão acerca da poesia contemporânea brasileira e também promover a leitura dessa produção. Em um primeiro momento, faremos um breve panorama dos principais eventos da poesia moderna nacional e um detalhamento de algumas características do cenário literário, desde a década de 70 até a atualidade. Em um segundo momento, iremos nos dedicar ao exame de algumas características que se manifestam nas obras de diferentes poetas contemporâneos na tentativa de identificar os diversos recursos temáticos e estilísticos que a poesia mais recente tem privilegiado. Essas aproximações visam tornar mais acessível, rico e prazeroso o contato dos leitores com a produção poética contemporânea.

COM QUEM?
Andréa Catrópa é poeta, mestre em Teoria Literária FFLCH/USP e co-editora do jornal de literatura contemporânea O Casulo. Integra a coletânea 8 Femmes e seu primeiro livro de poemas será em breve publicado pela Coleção Caixa Preta (Lumme Editor).

ONDE?
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Rua Henrique Schaumann, 777
Pinheiros 05413-021 São Paulo, SP
Tel.: 11 3082-5023

domingo, março 02, 2008

Como prometido em 2007


Ano passado, nosso blog teve o prazer de publicar ótimos poetas, das mais variadas dicções, incluindo-se neste farto celeiro a bela poesia de Annita Costa Malufe. Na época de sua publicação, informamos que seu novo livro encontrava-se no prelo. Agora, para abrir o ano, anunciamos o lançamento de Nesta cidade e abaixo de teus olhos pela Editora 7Letras.

QUANDO?
Dia 04 de março, terça-feira
a partir das 19:30h

ONDE?
Cantina d'Amico Piolim — Rua Augusta, 311 — Consolação
(próximo à esquina da Rua Marquês de Paranaguá)
tels: (11) 3255-4587; 3256-9356