Aviso:

Agora, a oficina online poesia feita de quê? possui um blog próprio http://poesiafeitadeque.blogspot.com/. Estão todos convidados: participem!

terça-feira, março 04, 2008

Introdução à leitura de poemas contemporâneos


O Casulo
, jornal de literatura contemporânea, aproxima-se de sua oitava edição com uma excelente bagagem. Durante estes três anos de publicação experimentamos formatos, linguagens, modos de divulgação, entrevistamos nomes importantes do cena literária e apresentamos a produção de uma enorme quantidade de autores das mais variadas dicções e tendências dentro do panorama atual.
Sabemos, pelo contato com o público, que muitas vezes a poesia contemporânea causa certo estranhamento e mostra-se de difícil acesso seja por sua gama de referências, seja pela complexidade de sua exposição, etc. Esta dificuldade, embora não seja nova, vem se aprofundando nos últimos anos resultando em uma poesia muito rica mas, infelizmente, lida apenas por "iniciados".
Andréa Catrópa, co-editora de nosso jornal e mestre em Teoria Literária pela USP, sabendo deste anseio do leitor de poesia preparou um curso de Introdução à leitura de poemas contemporâneos, sete aulas semanais completamente gratuitas que aproximarão o leitor da farta produção contemporânea brasileira.
O curso tem início dia 08 de março, próximo sábado. Ligue para a Biblioteca Alceu Amoroso Lima e inscreva-se gratuitamente. O curso será aberto a público e a inscrição poderá ser feita mesmo após as primeiras aulas.


O QUÊ?
Introdução à leitura de poemas contemporâneos é um curso que irá fornecer aos participantes ferramentas teóricas para sua reflexão acerca da poesia contemporânea brasileira e também promover a leitura dessa produção. Em um primeiro momento, faremos um breve panorama dos principais eventos da poesia moderna nacional e um detalhamento de algumas características do cenário literário, desde a década de 70 até a atualidade. Em um segundo momento, iremos nos dedicar ao exame de algumas características que se manifestam nas obras de diferentes poetas contemporâneos na tentativa de identificar os diversos recursos temáticos e estilísticos que a poesia mais recente tem privilegiado. Essas aproximações visam tornar mais acessível, rico e prazeroso o contato dos leitores com a produção poética contemporânea.

COM QUEM?
Andréa Catrópa é poeta, mestre em Teoria Literária FFLCH/USP e co-editora do jornal de literatura contemporânea O Casulo. Integra a coletânea 8 Femmes e seu primeiro livro de poemas será em breve publicado pela Coleção Caixa Preta (Lumme Editor).

ONDE?
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Rua Henrique Schaumann, 777
Pinheiros 05413-021 São Paulo, SP
Tel.: 11 3082-5023

Nenhum comentário: